terça-feira, 28 de junho de 2011

CASAMENTO E DIVÓRCIO

CASAMENTO

Em tudo devemos obedecer a Deus e essa regra está na Bíblia Sagrada. Logo, assim está escrito dessa maneira com exemplo de que o homem nasceu primeiro, logo para ser um casamento feito de acordo com a Bíbia, o homem tem de ser mais velho que a mulher, é simplesmente porque Adão feito criado primeiro e a Eva depois.
Em Gênesis. 1. 24 a 31

24 E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi.
25 E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
27 E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
28 E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
29 E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, servos-á para mantimento.
30 E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi.
31 E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto.

(O homem foi criado no 6º dia.)

Em Gênesis. 2. 15 a 25.

15 E tomou o SENHOR Deus o homem, e o pós no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.
16 E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente,
17 Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
18 E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora para ele.
19 Havendo, pois, o SENHOR Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome.
20 E Adão pós os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava adjutora.
21 Então o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar;
22 E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.
23 E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.
24 Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.
25 E ambos estavam nus, o homem e a sua mulher; e não se envergonhavam.

Pelo que lemos a mulher foi criada na segunda semana depois do sétimo dia.

O homem foi primeiro que a mulher. Esse exemplo é dado por Deus. Sede o exemplo do fiel que é Cristo que obedeceu ao Pai em tudo e até o fim.




DEUS PERMITE O DIVÓRCIO E NÃO O CASAMENTO DE DIVORCIADOS.


Assunto muito polemico porque envolve a sociedade num todo, mais o verdadeiro cristão não pode se deixar envolver pelo que pensa a sociedade, apesar que é difícil, contudo o próprio de Deus sempre teve seu povo separado de tudo que é mundano, pois a Bíblia traz tudo o que o crente deve ou não fazer perante o Todo Poderoso, no entanto vemos é que os costumes mundanos está tomando conta da casa que se diz Casa de Deus. Até mesmo no que diz respeito ao divórcio.

Divórcio: é mesmo que repudio, por adultério ou por vontade das partes, desunião, divergência e separação.
Isaías 50:1 - Assim diz o SENHOR: Onde está a carta de divórcio de vossa mãe, pela qual eu a repudiei? Ou quem é o meu credor a quem eu vos tenha vendido? Eis que por vossas maldades fostes vendidos, e por vossas transgressöes vossa mãe foi repudiada.

Jeremias 3:8 - E vi que, por causa de tudo isto, por ter cometido adultério a rebelde Israel, a despedi, e lhe dei a sua carta de divórcio, que a aleivosa Judá, sua irmã, não temeu; mas se foi e também ela mesma se prostituiu.

Mateus 19:7 – Disseram-lhe eles: Então, por que mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio, e repudiá-la? 8 - Disse-lhes ele: Moisés, por causa da dureza dos vossos coraçöes, vos permitiu repudiar vossas mulheres; mas ao princípio não foi assim. 9 - Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério. 10 - Disseram-lhe seus discípulos: Se assim é a condição do homem relativamente à mulher, não convém casar. 11 - Ele, porém, lhes disse: Nem todos podem receber esta palavra, mas só aqueles a quem foi concedido. 12 - Porque há eunucos que assim nasceram do ventre da mãe; e há eunucos que foram castrados pelos homens; e há eunucos que se castraram a si mesmos, por causa do reino dos céus. Quem pode receber isto, receba-o.

Marcos 10: 2 - E, aproximando-se dele os fariseus, perguntaram-lhe, tentando-o: É lícito ao homem repudiar sua mulher? 3 - Mas ele, respondendo, disse-lhes: Que vos mandou Moisés? 4 - E eles disseram: Moisés permitiu escrever carta de divórcio e repudiar. 5 - E Jesus, respondendo, disse-lhes: Pela dureza dos vossos coraçöes vos deixou ele escrito esse mandamento; 6 - Porém, desde o princípio da criação, Deus os fez macho e fêmea. 7 - Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher, 8 - E serão os dois uma só carne; e assim já não serão dois, mas uma só carne. 9 - Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem. 10 - E em casa tornaram os discípulos a interrogá-lo acerca disto mesmo. 11 - E ele lhes disse: Qualquer que deixar a sua mulher e casar com outra, adultera contra ela. 12 - E, se a mulher deixar a seu marido, e casar com outro, adultera. 13 - E traziam-lhe meninos para que lhes tocasse, mas os discípulos repreendiam aos que lhos traziam. 14 - Jesus, porém, vendo isto, indignou-se, e disse-lhes: Deixai vir os meninos a mim, e não os impeçais; porque dos tais é o reino de Deus. 15 - Em verdade vos digo que qualquer que não receber o reino de Deus como menino, de maneira nenhuma entrará nele. 16 - E, tomando-os nos seus braços, e impondo-lhes as mãos, os abençoou.

Há se ter uma explicação bom convincente, que para isto temos, que ser simples como meninos que recebe tudo na maior simplicidade, isto é, sem maldades, logo para provarmos o AMOR, nesse caso, o primeiro passo é perdoar, pois o PERDÃO é depois do amor é um dos maiores dons, que faz com que demonstremos o estado do nosso coração, o perdão abate o ódio e reaviva o amor, fazendo com que a união se faça ainda mais no casamento, e muitas o reconhecimento daquele que foi perdoado a também perdoar. Quem sabe ganharmos mais ainda, aquela pessoa para Cristo.

Logo o casamento de divorciados é pecado diante de Deus, se não temos poder de perdoar, tenha pelo menos poder então, de ficar sem se casar novamente, assim não pecarás. Mostrando assim que verdadeiramente serves a Deus. Importa é agradar a Deus e não a nós mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário